Preparamos esse artigo com algumas das frases mais famosas da Arte Suave. Frases de alguns dos heróis do nosso esporte, para serem gravadas em nossa história. Alguns são inspiradores e poéticos, outros… Nem por isso. Afinal, esta arte marcial foi construída nas costas dos atletas, não dos filósofos.

O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição.

Grão Mestre Hélio Gracie

Com o Jiu-Jitsu aprendi, sobretudo a grande lição, que foi me conhecer profundamente.

Grão Mestre Carlos Gracie

A Raiva me levou ao jiu jitsu, mas o amor me fez ficar.

Abmar Barbosa

Nunca desista dos seus sonhos.

Ricardo Vieira

O melhor do jiu jitsu é a dignidade que ele traz.

Fábio Gurgel

A Arte Suave me fez uma pessoa melhor. Me fez um homem melhor. Me fez entender a mim mesmo, minhas fraquezas, meus pontos fortes, a merda que preciso para trabalhar. O jiu-jitsu tem sido uma das ferramentas mais valiosas que já tive na minha vida.

Joe Rogan

Para quem duvidou de mim, só queria falar que tem que me conhecer melhor. Quem conhece sabe que eu nunca desistiria.

Victor “Shaolin” Ribeiro

Para ser campeão, tudo que você tem que fazer é treinar. Mas primeiro, deve-se ser uma boa pessoa. Seja um amigo na academia, aprenda a ajudar. Ser bom no Jiu-Jitsu é acreditar e treinar, não há muito mais que você possa fazer.

Ricardo Vieira:

Lutar não é uma coisa física, é uma coisa espiritual.

Rickson Gracie

O Jacaré é forte, pode esmagar e comer algumas margaridas mas ele não pode deter a primavera.

Fernando “Margarida” após a derrota para Ronaldo “Jacaré”

Jiu Jitsu não é a arte de bater, mas sim a de não apanhar.

Royce Gracie

O Jiu-jitsu não persegue, apenas, um ideal de defesa pessoal ou o ouro nas competições. Muito mais que isso, engloba um conjunto de conhecimentos que transportam a arte suave, essa quintessência das artes marciais do oriente.

Ao apresentar-se, o principiante busca, normalmente, aprender as técnicas que lhe permitam defender-se eficientemente de eventuais agressões físicas. Mas também, muito normalmente, ele perde o auto-controle se for agredido moralmente. Já o iniciado, o graduado, deverá perseguir o Budo desenvolvendo um equilíbrio entre a sua parte física e a mental, buscando atingir um profundo auto-conhecimento.

À medida que o iniciado progride na escala hierárquica, deverá, cada vez mais, dominar-se a si mesmo, da mesma forma que pode dominar seus adversários; deverá, cada vez mais, concentrar-se no desenvolvimento de sua harmonia interior e na sua interação e integração com o Universo.

Share.

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Comments are closed.