Esse artigo tem como base uma pesquisa que faço no Jiu-Jitsu desde quando comecei a treinar, em 2012, aqui falarei das minhas experiências sobre os diferentes tipos de faixa-pretas que já tive contato. O Jiu-Jitsu é uma das artes marciais que mais cresce no mundo. Em parte por ter sido popularizado pela família Gracie e pelo UFC, o Brazilian Jiu Jitsu consiste principalmente de técnicas de luta no chão, algumas emprestadas e adaptadas do Judô, JuJitsu Japonês, Wrestling e Sambo. O Jiu Jitsu brasileiro ou “BJJ” também é conhecido como uma das artes marciais mais difíceis do mundo para alcançar a faixa preta. Dito isto, no Brasil existem cinco tipos distintos de faixas pretas de BJJ que você encontrará:

1. O legítimo faixa preta

Ok, então o primeiro é um pouco chato, mas eu sinto a necessidade de falar sobre esse tipo de cara, já que uma boa maioria dos atletas de Jiu-Jitsu vai se enquadrar nessa categoria. Esse cara está em algum lugar entre os 30-50 anos de idade, passou uma boa década ou mais alcançando sua faixa preta e tem mais kimono do que roupas normais.  Esse cara, ele ensinou muitas pessoas a ganharem competições, é bastante conhecido nas redondezas por participar de seminários e promover o Jiu-Jitsu, e provavelmente é amigo de alguns grandes nomes. Esse cara de alguma forma conseguiu se tornar amigo de uma boa parte de atletas famosos, ou pelo menos conhece a maioria. Ele não é super atlético, não é muito intimidador fisicamente e não fala muito, mas algo sobre ele diz que seis minutos no tatame com ele vão fazer você desejar nunca ter nascido. Esse cara quer que você experimente uma semana de graça e garante que você saiba como o Jiu-Jitsu é benéfico para todas as pessoas de todas as esferas da vida.

2. O faixa preta “declarado”

Esse cara começa parecendo o número 1 da academia. Ele é o tipo de cara que nunca cala a boca sobre o quão sinistro ele é e age como se a faixa em sua cintura fosse uma espécie de cetro real no qual ele governa a classe baixa de camponeses que compõem seus alunos. e Deus me livre de você pedir para ele rolar durante o treino:

VOCÊ não pede para um faixa-preta rolar, você espera o faixa-preta pedir para VOCÊ rolar.

Hélio Gracie

Se você não está no time de competição, e se sai bem, esse cara pode se importar menos com você. Ah, e a propósito, aulas particulares custam 175$ por hora. Esse cara acha que sua academia é a melhor do mundo inteiro, e todo o seu sistema é impecável e não há nada que ele não saiba. Esse cara não tem nada além de elogios para si mesmo e nada além de críticas para todas as outras academias, tanto de longe quanto de perto. É o mundo dele, você apenas vive nele.

3. A faixa preta da linhagem “Forjada”

Um rola com esse cara e é óbvio que ele te mostrará que conhece muito de Jiu-Jitsu. Mas é aquele faixa-preta que sempre que você pergunta a ele quem lhe deu a faixa preta a conversa parece sempre dar uma guinada antes de uma resposta definitiva. Esse cara não tem fotos ou certificados de nenhuma de suas graduações de faixa além da azul e em todas as fotos dele com uma figura proeminente de Jiu-Jitsu o outro cara está de kimono e ele não. Ele dirige sua associação em seu próprio nome e nunca competiu em um campeonato que ninguém tenha ouvido falar (especialmente não na faixa-preta) e ele jura que competiu no MMA “Quando não havia regras..e sem luvas…. ” Esse cara não é necessariamente um professor ruim, mas não planeje conseguir a faixa preta legítima diretamente dele tão cedo.

4. A faixa preta de crise de identidade

Esse cara é de meia-idade, cabelo loiro, olhos azuis, trabalhador e usa o Jiu-Jitsu como um estilo de vida. Mas tudo que esse cara faz é gritar que ele é brasileiro. Sua dieta consiste completamente em tigelas de açaí e ele usa chinelos mesmo quando há um pé de neve no chão. Seus requisitos de quimono e remendo são mais uma equação algébrica do que um código de vestimenta:

“Seu Gi deve ser branco”.

“Seu patch deve estar no meio da suas costas”.

“Você deve sentar desta forma”.

“Você deve cruzar este braço sobre este”.

“Você deve amarrar a faixa neste tipo de nó”.

“Você deve dobrar esta lapela primeiro e Deus me livre de você falar de guarda borboleta ou chave de perna, ou qualquer coisa que o Hélio não ensinou,  Creonte! muito parecido com o número 3, esse cara não é um treinador ruim, mas sua crise de identidade pode ser um pouco cômica às vezes. Esse cara só permite que você compita em torneios da IBJJF e seu patch DEFINITIVAMENTE contém um triângulo gigante. Esse cara se refere às lutas de jiu jitsu como “lutas” e acha que o Jiu Jitsu é tudo o que é necessário para ser um lutador de MMA.

5. O faixa preta competidor

Agora, este é o melhor cara para trazer para sua academia ou para um seminário, mas como um professor de Jiu-Jitsu em tempo integral? não muito. Esse cara é provavelmente brasileiro, e ganhou em todas as grandes competições do mundo. Mundial da IBJJF, Pan Ams, ADCC, e tudo na faixa-preta. Esse cara é provavelmente o chefe da associação e tem 1.000 alunos apenas na sede. Esse cara às vezes tende a esquecer que nem todo mundo no treino é faixa preta. O que pode torná-lo meio intimidante quando é seu quarto dia e você está tentando aprender o berimbolo invertido-de-guarda-tornado-varre-a-bunda-flop-reverso. Esse cara é um especialista há tanto tempo que até a técnica mais avançada é trivial para ele. Esse cara não está muito por perto entre competições e seminários, então geralmente um de seus faixas marrons ou roxas acaba ensinando. Então, quando ele finalmente está na cidade para ensinar, há tantas pessoas no treino que você mal consegue ver o que está acontecendo e tem que pedir para ver de novo uma dúzia de vezes. Não se engane, esse cara é um instrutor de classe mundial, mas ele se espalhou bastante e o progresso com ele pode ser lento, embora eficaz.

Considerações finais

Bom, eu listei aqui essas 5 características baseado em figuras que conheci dentro dos tatames pelas visitas que faço em academias de Jiu-Jitsu, se você tem algo a pontuar sobre esse “artigo”, sinta-se a vontade! E se conhece uma característica que não foi mencionada aqui, por favor compartilhe, deixe um comentário! 😂

Share.

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Comments are closed.