Os 100kg ou posição de controle lateral é sem sombra de dúvidas uma das melhores posições de ataques e submissões dentro do Jiu Jitsu. Quando você chega nessa posição certamente já conseguiu dar um longo passo no combate, porque, na maioria das vezes para que você chegue até os 100 kg é necessário que você passe a guarda de seu oponente, ou então o derrube ou raspe já caindo no domínio lateral.

O mais curioso é que mesmo sendo uma posição tão básica, comum e conhecida dentro do Jiu Jitsu é que ainda existem pessoas que se sentem perdidas quando chegam até a lateral de seus adversários, sem nenhuma ideia do que fazer ali por cima…

São inúmeros ataques e progressões que você pode fazer quando chega no Domínio Lateral, dessa forma, listamos algumas coisas importantes para você fazer quando chegar no famoso 100kg.

1 – Estabilizar Seu Adversário

A primeira e uma das mais importantes coisas a se fazer quando se conquista os 100Kg é manter-se lá… Isso porque, como dissemos anteriormente, para chegar até essa posição provavelmente você batalhou muito, seja numa passagem de guarda ou numa queda, se você estabilizar o seu oponente por no mínimo 3 segundos você ganhará os pontos referentes a pontuação na qual você incorreu e terá a chance de progredir ainda mais nessa posição.

2 – Colocar Muita Pressão no seu Adversário

Após garantir os 3 primeiros segundos de 100Kg, agora é importante que você mostre ao seu oponente quem é que manda e que você está ali em cima para realmente ganhar o combate. Dessa forma é necessário que você coloque o ombro em sua face e também utilize do seu peso corporal para que ele se sinta em posição de desconforto.

3 – Colocar o Joelho na Barriga do seu Adversário

Uma forma de demonstrar domínio dos 100Kg é colocando o joelho na barriga do seu oponente. Dessa forma, além de mostrar a ele que você não está para brincadeiras, você terá 2 pontos assinalados no placar e ainda abrirá um enorme leque de possibilidades de progressões na luta, seja indo para a montada ou então indo direto para uma finalização

4 – Progredir para a Montada ou Pegada de Costas

Os 100kg são uma ótima posição dentro do Jiu Jitsu, mas não é considerada uma posição de domínio absoluto como a montada e a pegada de costas. Dessa forma é muito importante que você esteja o tempo inteiro atacando e buscando ou uma finalização ou progredir para uma dessas 2 posições para que assim tenha mais calma e tempo para finalizar seu adversário

5 – Finalizar seu Adversário

São inúmeras possibilidades de finalização quando estamos nos 100kg, diversas chaves de braço, como arm lock, americana, Kimura, omoplata, infinitos estrangulamentos, triangulo e até mesmo combinações de ataques duplos e até mesmo triplos, são possíveis quando estamos nos 100Kg.

Veja esse vídeo de Mahamed Aly ensinando uma excelente sequência de ataques quando ele está nessa posição.

 


 

Share.

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply