Você já se perguntou qual é o sentido de usar um rashguard nos treinos de Jiu-Jitsu? Além de tornar o treino sem kimono (NO-GI) mais (ou menos) atraente aos olhos, os rashguards de Jiu-Jitsu também costumam ser usados ​​nos treinos de Jiu-Jitsu com kimono (GI).

A Importância da Higiene com uso de Rashguards

O Jiu-Jitsu e o Grappling, em geral, são únicos em muitas modalidades. Não há outro esporte que coloque todos os pontos do corpo em contato com a superfície do tatame. Ter seu corpo esmagado nos tatames é definitivamente uma característica que o Jiu-Jitsu pode (orgulhosamente) reivindicar como único.

Assim, a higiene torna-se um fator muito importante na saúde geral de um atleta. O trio de higiene pessoal, higiene da academia e a longevidade do vestuário de treinamento têm sua contribuição. Uma academia suja é uma fossa de doenças em potencial para todos que passam o tempo lá. Mofo das paredes, sujeira dos tatames, micose das rachaduras do tatame você escolhe. Um lugar como aquele transformaria até a pessoa mais saudável em algo de um manual de doença de pele.

A higiene pessoal é, antes de tudo, uma responsabilidade moral de todos os envolvidos no treino de esportes de combate. Não é preciso mais do que bom senso para saber o que fazer. Fique em casa se estiver resfriado, corte as unhas e tome banho regularmente. Não há necessidade de estar todo perfumado, mas tomar um banho antes do treino é ótimo para ambos os parceiros de treino.

Por fim, certifique-se de lavar seu kimono a cada treino ou ter mais de um kimono. Assim como os tatames, o Gi pode facilmente se transformar em uma superfície muito favorável para microorganismos que podem causar problemas. Lembre-se de que o kimono é a camada principal que protege você de uma academia ou parceiro de treino sujo.

Razões para usar rashguards de Jiu-Jitsu

Uma razão comum pela qual as pessoas que rolam com kimono evitam os rashguards do Jiu-Jitsu é que elas se sentem restritivas e desconfortáveis ​​sob o kimono. Não se trata apenas do desconforto do seu parceiro de treino quando você enfia seu peito peludo na cara dele. É melhor sacrificar um pouco de conforto para sua saúde, não é?

Vamos dar uma olhada em por que os rashguards de Jiu-Jitsu devem ser a primeira coisa que você leva na mochila para a aula de Jiu-Jitsu:

Proteção da pele

Imagine rolar em uma academia como a descrita acima, regularmente. Se você acha que seu Gi é uma barreira suficiente contra todas as doenças de peles desagradáveis ​​por aí, pense novamente. Todo mundo que rolou pelo menos uma vez sabe que ao final de uma rodada seu “cheiro” está em todo lugar. O rashguard adere à sua pele, criando uma camada de proteção que é respirável e atua como uma barreira contra microorganismos. Contanto que você lave seu rashguard após cada treino, você ficará bem. Ok, se houver mofo nas paredes, você pode considerar trocar de academia.

Aumenta o tempo de uso do seu Kimono

Hoje em dia, os kimonos não são baratos e muitas pessoas não podem se dar ao luxo de ter uma enorme coleção deles. Fazer um kimono durar anos requer diligência e um pouco de trabalho. Sem exagerar nas maneiras de manter seu kimono branco brilhante, vou seguir os dois passos mais fáceis. Número um, lave seu Gi regularmente! Não é tão difícil e, uma vez que você desenvolve um hábito, você irá manter essa tarefa árdua.

A camada que um rashguard cria funciona de duas maneiras – não apenas impede que o suor de outras pessoas entre em sua pele, mas também impede que seu suor destrua o kimono. Toda vez que você rola, seu kimono fica coberto de suor por dentro e suor dos outros por fora. Uma quantidade tão grande de líquidos afeta muito o material, levando à rápida deterioração. Ter um rashguard por baixo prolongará a longevidade do seu Gi em 50%, mantendo-o saudável e economizando algum dinheiro ao mesmo tempo.

Share.

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply