Sonho para alguns, objetivo para outros, realidade para aqueles poucos que tiveram a capacidade de persistir até chegar nela. A faixa-preta de Jiu-Jitsu é um marco na vida do atleta, que ao conquistá-la entra para um grupo seleto de pessoas.

Contudo, se enganam aqueles que acham que a faixa-preta é o ápice do conhecimento. Sempre em evolução, a arte suave segue mutável ao longo dos anos, e o aprendizado do praticante que chega à faixa-preta deve continuar. Assim, compilamos aqui fatores importantes que você deve fazer após a conquista da faixa:

  • Pise na sua vaidade.
  • Pise no seu orgulho.
  • Retribua o que você aprendeu até este ponto da sua trajetória, transmitindo o seu conhecimento de forma gentil e prestativa, sempre que um menos graduado pedir ajuda.
  • Aprofunde-se no estudo das chaves de perna, conhecimento ainda um pouco “recente” na sua formação. Tente, por exemplo, aplicar chaves de pé e leglocks nos treinos à vera com os blacks da sua academia.
  • Não ache que agora, só porque chegou à faixa-preta, você deve amolecer nos treinos e diminuir a frequência na academia. É justamente o contrário. Agora que seu aprendizado está realmente começando, pise fundo e intensifique os treinos.
  • É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, você seja finalizado por alguém menos graduado. Isso acontece, não se martirizar por isso. Perca com elegância. A sua única obrigação agora é oferecer um bom treino (técnico e dinâmico) aos seus colegas de academia.
  • Siga valorizando os fundamentos que você aprendeu nas primeiras aulas. O básico continua sendo o seu maior aliado, independente da cor da sua faixa.

O nosso amado Jiu-Jitsu é um esporte que preza o respeito e a disciplina entre seus praticantes, e entre as demais pessoas que fazem parte de seu convívio, e infelizmente havia a um tempo atrás aquela cultura de que o esporte era lugar para violência! Desde modo afastava crianças e mulheres dos tatames, mas graças a persistência essa cultura vem sendo desmistificada, e uma das pessoas mais importantes para manter esse conceito positivo sobre as artes marciais é o faixa-preta, pois ele mesmo que indiretamente se tornar um grande exemplo dentro da academia e suas atitudes serão copiadas pelos demais!

Confira também: “As 100 atitudes que você deve ter antes de receber a faixa-preta de Jiu-Jitsu“.

Share.

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply