A maioria dos atletas que treinam Jiu-Jítsu possuem algum tipo de meta de evolução. Esta evolução pode ser relacionada a receber uma nova graduação, ou até mesmo ganhar uma medalha em um campeonato. Seja o que for, todo mundo está na esperança de evoluir a cada dia. Esta é também a razão pela qual a prática de Jiu-Jítsu é muitas vezes referida como uma jornada. Esta jornada é de aprendizado que, algum dia, esperançosamente, levará você de ser um mero faixa branca a um incrível e habilidoso faixa preta.

Competições de Jiu-Jítsu

Na Arte Suave existem muitos formatos diferentes de competições com diferentes conjuntos de regras “Gi” (Competição com Kimono), No-Gi (Competição sem Kimono), IBJJF (Pela Federação Internacional de Jiu-jítsu), Naga (Associação Norte Americana de Jiu-jítsu) e etc. Na maioria dos campeonatos de Jiu-jítsu, a decisão de competir é opcional e não há pressão para se inscrever ao menos que seu professor te pressione hehe.

Para os competidores faixa-branca que recém começaram a competir e até para os profissionais, competir pode ser uma experiência nervosa. Como também pode ser uma experiência estimulante que pode se tornar muito viciante. No entanto, a competição não é para todos e muitos não têm vontade de competir. Muitos outros fazem isso simplesmente para desenvolver algumas habilidades de defesa pessoal ou melhorar sua confiança. Isso é perfeitamente compreensível, mas o que essas pessoas podem não perceber é que, se você estiver interessado em melhorar, a competição é uma das maneiras mais rápidas de melhorar seu jogo.

Competindo melhoro meu jogo?

Você pode estar limitado pela quantidade de parceiros de treino que você tem em sua academia. Mesmo que você tenha um número decente de parceiros, pode haver menos colegas de equipe com peso e nível de habilidade similares com os quais você possa treinar. No entanto, em uma competição, você será colocado em uma categoria com pessoas da mesma faixa, peso e idade. Desta forma, o campo de jogo é nivelado e fornece a melhor avaliação possível do quão bom você é.

Os atletas competidores que você enfrenta no campeonato provavelmente terão treinado duro para estar na melhor forma física para o evento e irão 100% na tentativa de derrotá-lo. Rolando com alguém que está indo a 100% e tem o benefício de adrenalina elevada é diferente de qualquer treino que você terá na sua academia. Para vencer um adversário de força e tamanho semelhantes, você precisará de técnica e plano de jogo superiores. Esta é uma situação única que você não pode reproduzir na academia e, em última análise, é muito benéfica para o seu próprio desenvolvimento.(

Benefícios de ser um competidor

A competição é uma ótima maneira de descobrir onde estão os defeitos do seu jogo. Talvez você tenha uma raspagem ou uma técnica que raspe ou finalize todos em sua academia. No entanto, na competição você acabará por encontrar alguém que pode facilmente anular estes movimentos. Isso pode ser uma experiência frustrante, mas obriga a examinar sua técnica e descobrir maneiras de melhorar.

  • Testar suas habilidades contra os melhores atletas na sua mesma graduação / idade / peso.
  • Obtenha exposição a diferentes técnicas e habilidades dos outros atletas.
  • Aprenda o que é preciso para ser o melhor.
  • Exponha lacunas no seu próprio jogo.
  • Motive você a se concentrar e treinar mais.

Enfim, esses foram os motivos que ser competidor te trás benefícios e te ajudam na evolução do seu Jiu-jítsu, achou o artigo legal e se identificou? Deixe um comentário abaixo, explique uma pouco sobre sua carreira como competidor 🙂

Share.

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply