Uma explosão na hora certa em uma luta às vezes pode fazer uma grande diferença entre ganhar ou perder. Qualquer um pode ser explosivo. Realmente não é preciso um atletismo incrível para tal fato. Você só precisa entender e aplicar alguns conceitos-chave ao seu jogo de Jiu-Jitsu.

Alguns dias atrás, eu estava treinando com meu companheiro de equipe quando meu professor me parou no meio do ‘bola’. Ele disse que estava me observando e que percebeu algo que eu estava fazendo de errado. Ele disse que eu fazia os ‘bolas’ na mesma intensidade o tempo todo, e que isso me tornava previsível para o meu oponente. Fiquei confuso e pedi que ele me dissesse mais. Ele disse: “Se você olhar para uma escala de 1% a 100%, onde 1% está parado e não se move, e 100% é uma enorme explosão de energia explosiva, então o que você está fazendo é treinar constantemente em 80%”. “Você precisa estar lutando a 50% e explodir a 100% quando você quer passar a guarda, pegar as costas, fazer uma finalização, fazer uma raspagem logo então você volta para 50%, para economizar energias”.

Ele estava absolutamente certo. Quando você observa um leão atacando um antílope, ou um crocodilo atacando uma zebra, você notará que eles se movem muito devagar e pacientemente, então espera o momento exato em que sua vítima não se concentra e ataca com uma fúria explosiva. Depois de garantir a posição, eles voltam ao seu ritmo lento e controlado e se recuperam da explosão de energia.

Então experimentei nos treinos e senti imediatamente uma melhora de 30% no meu Jiu-Jitsu. Eu estava gastando tanta energia antes de treinar constantemente a 80%, quando podia descansar ativamente a 50% e explodir um pouco a 100% e depois voltar a descansar ativamente a 50%. Claro que o Jiu-Jitsu não é apenas ser explosivo, você precisa de tempo, técnica perfeita e tem que configurar alguns movimentos, mas é sempre uma grande vantagem usar a explosividade para matar da mesma forma que os grandes predadores fazem!

Existem exercícios que ajudarão a desenvolver seu poder explosivo. Dê uma olhada neste vídeo da GracieMag, um pouco antigo já mas muito rico, o vídeo se trata do treino entre Paulo Miyao x Thalison Soares onde ele faz exercícios pirométricos. Além disso, ao correr, fazem investidas curtas de ataque e logo voltam ao um rítmico menos frenético.

No seu próximo treino, experimente este conceito e me diga como ele funcionou para você.

Share.

O portal da Rhino BJJ é um site dedicado a fornecer informações relevantes e atualizadas sobre o mundo dessa arte marcial. Ele abrange uma variedade de tópicos relacionados ao Jiu-Jitsu, como técnicas, competições, notícias, histórias de sucesso, dicas de treinamento e muito mais.

Leave A Reply